Primeiro eclipse lunar de 2021 acontece durante 'superlua'; saiba como assistir
Por acontecer próximo ao amanhecer, o fenômeno poderá ser visto apenas em parte do Brasil Brasil e Mundo | Por Laís de Melo e Will Rodriguez 25/05/2021 20h49 - Atualizado em 26/05/2021 07h49 |O primeiro eclipse lunar do ano acontece nesta quarta-feira (26), quando o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados. Por acontecer ao amanhecer, o eclipse só poderá ser visto durante a sua fase inicial e de maneira breve, em algumas partes do Brasil.
Em Sergipe, não será possível observar, mas canais de astronomia irão transmitir o fenômeno, que será acompanhado da chamada “Superlua”, quando a lua cheia está próxima ao perigeu, que é o ponto orbital mais próximo da Terra.
Apenas países como Austrália e Nova Zelândia poderão visualizar o eclipse total, que está previsto para às 8h25 da manhã, no horário de Brasília. A fase parcial do eclipse deverá ser às 9h52 e poderá ser vista em estados como Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Ceará.
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra passa entre a Lua e o Sol, lançando uma sombra na lua, e tornando os três perfeitamente alinhados. Durante o eclipse lunar desta quarta-feira, também poderá ser observada a chamada “lua de sangue”, quando o tom da lua fica avermelhado durante o sombreamento.
Depois do fenômeno deste mês, o próximo eclipse lunar acontecerá em 19 de novembro. Ele será um eclipse parcial, porém profundo, com até 97,4% de encobrimento do raio lunar pela sombra da Terra.
Como assistir ao eclipse da 'Superlua de Sangue'

