OMS alerta para perigos de toneladas de lixo hospitalar da pandemia
Especialistas sugerem medidas sustentáveis para lidar com os resíduos gerados na pandemia Brasil e Mundo | Por Metrópoles 01/02/2022 09h45 |Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado nesta terça-feira (1º/2), mostra como os resíduos hospitalares gerados durante a pandemia da Covid-19 expõem a saúde da população e a integridade do meio ambiente. O documento chama a atenção para a necessidade urgente de criar melhores práticas de descarte do material.
Estima-se que dezenas de milhares de toneladas de materiais hospitalares – incluindo máscaras descartáveis, equipamentos de proteção individual (EPI), seringas e testes de detecção do coronavírus – colocaram uma enorme pressão nos sistemas de gerenciamento de resíduos de saúde em todo o mundo.
“É absolutamente vital fornecer aos profissionais de saúde o EPI certo. Mas também é vital garantir que ele possa ser usado com segurança e sem afetar o meio ambiente”, disse o diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, Michael Ryan.
Leia a matéria completa em Metrópoles, parceiro do F5News.
