Médicos tiram dúvidas sobre vacinação contra Covid de imunossuprimidos
A recomendação é que os pacientes se vacinem para evitar quadros graves da infecção Brasil e Mundo | Por Metrópoles 26/05/2021 08h12 |A atual fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil coloca as pessoas imunossuprimidas como grupo prioritário, pois elas têm o sistema imunológico mais debilitado, sendo mais vulneráveis ao desenvolvimento de quadros graves da doença.
Artrite reumatoide, lúpus, HIV, doenças inflamatórias intestinais e outras condições adquiridas ou congênitas são algumas das comorbidades que debilitam o sistema imunológico. Assim como o uso crônico de corticoides e outros medicamentos que são denominados de imunossupressores.
Além de tornar o corpo mais propenso a infecções, a imunossupressão pode reduzir a resposta do organismo às vacinas, mas isso não significa que esses pacientes não devam se vacinar. Pelo contrário, a vacina se torna ainda mais necessária. “A gente sabe que esse paciente, provavelmente, terá uma resposta menor. No entanto, qualquer produção de anticorpos é melhor do que não produzi-los”, afirma a infectologista Ana Helena Germoglio.
Veja perguntas e respostas no Metrópoles, parceiro do F5News.
