Ibama: fluido que paralisou perfuração na Foz do Amazonas vazou no mar
O insituto se manifestou, nesta terça (6), por meio de nota, e detalhou que, após inspeção, “foi constatada descarga do fluido para o mar” Brasil e Mundo | Por Metrópoles 07/01/2026 10h13 |O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou uma nota dizendo que foi informado sobre a paralisação da perfuração na Foz do Amazonas no mesmo dia do acidente, que aconteceu no domingo (4). A Petrobras pausou as atividades no local devido a vazamento de fluido.
Segundo o Ibama, no comunicado inicial do incidente, a Petrobras afirmou que houve a perda de fluido de perfuração de base não aquosa em duas linhas auxiliares, que conectam a sonda de perfuração ao poço Morpho, localizado a cerca de 175 km da costa do Amapá.
Segundo a Petrobras, o incidente foi identificado durante uma operação de rotina, quando a equipe da plataforma percebeu a queda no nível do fluido de perfuração nos tanques, indicando perda do material. Após inspeção inicial sem anormalidades visíveis na superfície, um ROV (robô submarino operado remotamente) foi acionado.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
