Fiocruz: cerca de 74% dos estados estão com ocupação crítica de UTIs
Pesquisadores alertam que o Brasil tem riscos reais de agravamento da pandemia Brasil e Mundo | Por Metrópoles 04/06/2021 23h00 - Atualizado em 05/06/2021 00h25 |O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (4/6), constatou que todos os estados das regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste, e a maior parte da Região Sudeste (com exceção do Espírito Santo) – cerca de 74% –, estão com a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em níveis críticos ou mesmo extremamente críticos (80%).
O estudo informa ainda que dezessete capitais também se encontram em níveis críticos ou extremamente críticos. “O sistema de saúde está sobrecarregado, com capacidade de resposta comprometida para o atendimento a esses casos, assim como para outras demandas represadas”, diz o boletim.
Considerando que as taxas de ocupação de leitos UTI constituem a “ponta do iceberg” e que o Brasil ainda não alcançou uma queda sustentada de casos e óbitos, os pesquisadores alertam para o fato de o país estar diante de um momento crítico, com riscos reais de agravamento da pandemia nas próximas semanas.
Leia mais no Metrópoles, parceiro de F5News
