Entenda como ondas de calor impactam a saúde e podem até matar
Conforme publicação científica, calor extremo está relacionado a 17 causas de morte Brasil e Mundo | Por Metrópoles 26/01/2022 17h15 |Ondas de calor extremo são cada vez mais frequentes no mundo inteiro. Elas são responsáveis por diversos impactos ambientais, como queimadas e aumento de secas intensas. Além disso, o aquecimento súbito do planeta também gera prejuízos para a saúde e pode até matar.
De acordo com uma série de publicações da revista científica The Lancet, que contaram com o apoio do Centro de Estudo Global de Doenças, Lesões e Fatores de Risco, o calor e o frio extremos estão associados a 17 causas de morte. A maioria delas é de doenças cardiorrespiratórias ou metabólicas, mas suicídio também está relacionado à essa variação de temperatura do planeta.
Os autores estimam que, até 2019, mais de 356 mil mortes estavam relacionadas com o calor extremo. “Embora estas estimativas globais carreguem incertezas inerentes, o estudo mostra a importância da temperatura como fator global de risco para a saúde”, indica o documento. O estudo foi produzido por pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e China.
Leia mais no Metrópoles, parceiro de F5News
