É preciso usar máscara no Brasil mesmo depois de vacinado? Entenda
Com minoria da população imunizada, é recomendado manter as medidas de proteção Brasil e Mundo | Por Metrópoles 11/06/2021 22h00 |Com o avanço das campanhas de vacinação mundiais contra o coronavírus, alguns países como os Estados Unidos e Israel relaxaram medidas de restrição como a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos.
No entanto, até a última quarta-feira (9/6), apenas 14,7% da população brasileira havia sido imunizada com duas doses de vacinas contra a Covid-19, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Para aqueles que completaram o esquema de imunização, pode surgir a dúvida. Ainda mais depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que desobrigaria o uso do item de proteção para os imunizados ou os que já tiveram a Covid-19.
É possível pensar em dispensar o uso de máscara? Perguntamos a infectologistas:
“A vacina previne a forma grave da doença e diminui as chances de óbito. Mesmo vacinada, uma pessoa pode ter a doença e ser um vetor de transmissão, então não é possível dispensar o uso de máscara mesmo após a vacinação”, explica a médica infectologista Ana Helena Germoglio.
Leia mais no Metrópoles, parceiro de F5News
