Consórcio Nordeste anuncia acordo para compra de 39 milhões da Sputnik V
O imunizante russo deve ser pago pelo Ministério da Saúde Brasil e Mundo | Por F5 News 12/03/2021 10h00 |O Consórcio Nordeste, do qual Sergipe faz parte, deve aprensentar nesta sexta-feira (12) uma proposta para compra de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik V, contra a Covid-19, ao Fundo Soberano Russo.
O imunizante deve ser incorporado ao Plano Nacional de Imunização e será pago pelo Ministério da Saúde, com cada vacina custando nove dólares. As informações são do Diário do Nordeste.
A vacina russa já está sendo aplicada em outros países, mas ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usada no Brasil. O Consórcio já havia acertado anteriormente a compra de 25 milhões de doses.
A negociação com o Fundo Soberano Russo foi iniciada ainda em 2020 e teve o governador baiano Rui Costa como principal articulador. A compra e a entrega dos imunizantes foram possibilitadas após aprovação e sanção da Lei 534/2021, que autoriza compra de vacinas por estados, municípios e setor privado.
Durante uma reunião com governadores nordestinos, nesta quinta-feira (11), o Ministério da Saúde se comprometeu a comprar o lote. As doses, que já estão sendo fabricadas, devem chegar até julho. Há possibilidade de uma primeira remessa chegar ainda neste mês.
O Ministério deve assinar contrato com o Fundo Soberano Russo ainda nesta sexta. No Brasil, a fabricação do imunizante ocorre em parceria com o laboratório União Química.
