Anvisa proíbe canetas emagrecedoras irregulares no país | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Anvisa proíbe canetas emagrecedoras irregulares no país
Agência reguladora suspendeu a circulação de produtos vendidos como canetas emagrecedoras por não terem registro sanitário nem garantia de segurança
Brasil e Mundo | Por Metrópoles 23/11/2025 10h00 |


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nessa quinta feira (20) que suspendeu a circulação de diversas canetas emagrecedoras divulgadas na internet por não terem qualquer registro sanitário no Brasil.

Segundo o órgão, sem essa avaliação, não há comprovação de qualidade, eficácia ou segurança, o que impede fabricação, venda, importação e divulgação desses produtos.

A decisão envolve itens apresentados como agonistas de GLP 1, usados para fins estéticos e vendidos de forma irregular. Entre eles estão T.G. 5, Lipoless, Lipoless Eticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar.

A Anvisa explicou, em nota, que a proibição foi impulsionada pela ampla oferta desses produtos em redes sociais e plataformas digitais, prática que não é permitida para medicamentos no país.

“As medidas foram motivadas pelo aumento das evidências de propaganda e comercialização irregulares, inclusive na internet, o que é proibido para medicamentos no Brasil. Dessa forma, as medidas foram editadas com o propósito de coibir o desvio de uso desses produtos, a fim de proteger a saúde da população”, informou a agência.

Importação também fica impedida

Os medicamentos citados não têm autorização para serem fabricados ou vendidos no Brasil e, mesmo em importações pessoais, passam a ter o ingresso barrado. A regra vale mesmo quando o paciente tem prescrição médica, já que a proibição específica impede a entrada por qualquer modalidade.

Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução Anvisa
18/12/2025 21h00 Anvisa aprova novo marco para medicamentos fitoterápicos no Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/12/2025 09h06 INSS: PF faz nova operação contra descontos ilegais de pensionistas
Tânia Rêgo/Agência Brasil
18/12/2025 08h46 Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
Freepik
18/12/2025 07h14 STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência
Lula Marques/ Agência Brasil
17/12/2025 14h00 PF acha prova de que Moro mandou grampear autoridades ilegalmente
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado